Implantodontia
A Implantodontia é uma especialidade que já esta mais que solidificada nos dias de hoje na prática odontológica, em meados da década de 1960, o Médico P.I. Branemark, colocou implantes de titânio em um paciente que não tinha os dentes da arcada inferior, que na época eram considerados como inválidos dentais, e com este advento o procedimento não parou mais de se desenvolver e ser cada vez mais estudado no mundo todo, cada universidade, pesquisadores e empresas vem contribuindo para esta evolução , levando a especialidade ao maior crescimento dentro da área reabilitadora atual. Hoje a Implantodontia é totalmente amparada na ciência e a cada dia a evolução acontece tanto nas técnicas como nos produtos além da evolução das especialidades como a de radiologia onde passou a fornecer diagnósticos cada vez mais precisos com a utilização dos exames topográficos, e com a tecnologia digital que nos oferece um mundo novo na dinâmica dos tratamentos odontológicos neste momento, onde os planejamentos são realizados digitalmente, dando muita segurança e assertividade para os tratamentos propostos pelos cirurgiões.
Temos todos os tipos de tratamentos para a perda de elementos dentais sendo para ausência de um dente ou seja para a perda de todos os elementos dentais, independente da idade do paciente, desde que após uma avaliação deste paciente seja realizados exames de ordem local ou seja exames radiográficos e tomográficos para se avaliar as possibilidades de tratamento, e que o mesmo se encontre em condições sistêmicas aceitáveis para realizar os procedimentos cirúrgicos.
Cada paciente tem histórico diferenciado, devemos entender que podemos apresentar casos muito semelhantes com outros paciente, mas nunca serão totalmente iguais, e por isso exames e avaliações clínicas devem ser realizadas para se obter a melhor conduta a ser tomada para cada paciente, ou seja cada tratamento será individualizado para cada paciente baseado nas suas condições clínicas da cavidade oral e de seus exames e condições clínicas de saúde geral.
Especialidades que vão caminhar junto com a Implantodontia
Necessária para preparar o paciente para receber os implantes em condições ideais.
Lançamos mãos da Ortodontia para corrigir o posicionamento dos elementos dentais que estão fora da posição ideal o que pode gerar reabilitações inadequadas, por isso precisamos em alguns casos preparar o paciente antes da realização dos implantes dentais.
Todo implante necessita de uma prótese, e temos um profissional especialista nesta área que faz total diferença na conclusão do tratamento.
Em muitas situações a Harmonização nos ajuda em casos onde a terapia com materiais de preenchimento e uso de técnicas que podem ser realizada para concluir tratamentos de reabilitações ou por questões estéticas ou funcionais.
Casos mais complexos são tratados primeiramente pela especialidade de Cirurgia bucomaxilofacial, já que algumas cirurgias são realizadas em hospitais onde teremos um especialista que nos acompanhará nestes casos onde será necessário a realização de um profissional especialista nesta área.